Bom Retiro do Sul

04.10.2017 - Atualizado em 05.10.2017 - 10h26
IBGE inicia Censo Agropecuário 2017

Foto: Foto recenseadores região de Bom Retiro - divulgação IBGE
Começou no último dia 02 de outubro em todo o país o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante os próximos cinco meses quase 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. A coleta de dados será inteiramente digital e as operações serão monitoradas via internet.
O Censo Agro também vai subsidiar a criação de uma nova pesquisa anual do Instituto IBGE: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

Os recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Os critérios para o levantamento de informações envolvem a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

A agricultura familiar na produção agropecuária do país também será analisada mais uma vez. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018. A coleta de dados será inteiramente digital, através de dispositivos móveis.

CENSO AGRO 2017
O Censo Agro 2017 visitará todos os estabelecimentos agropecuários do país, traçando um diagnóstico da realidade do setor. Ele atualiza os dados colhidos no último censo, em 2007. A entrevista realizada com o produtor rural demora, em média, 40 minutos e é realizada por meio do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), utilizado para armazenar e transmitir as informações do censo.

CALENDÁRIO
Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018
Apuração e análise dos dados: a partir de março de 2018
Divulgação dos resultados: a partir de maio de 2018

Na foto a equipe do IBGE e dos recenseadores que começarão a fazer o CENSO AGRO 2017 na região de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Taquari.