Bom Retiro do Sul

05.10.2017 - Atualizado em 05.10.2017 - 10h19
CONFIRA OS TRABALHOS EXECUTADOS PELAS SECRETARIAS DE OBRAS E AGRICULTURA NO MÊS DE SETEMBRO

Foto: Marcelo Cardoso
No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Obras, e também a Secretaria de Agricultura, realizou trabalhos de melhorias das estradas vicinais do município com patrolamento, limpeza e colocação de material. Alargamentos e melhorias de ruas e acessos. Formou novas parcerias com agricultores, abriu novas redes de água e valorizou empresas que investem no município.

Conforme o Secretário, Valmor Sehna, a demanda de serviços é bem extensa, mas ressalta que a equipe está trabalhando muito, e segue empenhada para que essas demandas sejam atendidas.

AGRICULTURA

-DIA DE CAMPO
Realizado o projeto de experimentos na Barra do Silva Jorge, está sendo realizado pelo Coordenador e Agrônomo, um trabalho conjunto com fornecedores de sementes para criação de área de experimentos. Chegada a hora do plantio, já foi feito analise do solo e ainda será feito parceria com fornecedores de sementes. Será realizado um dia de campo, com demonstração aos produtores sobre o plantio de milhos, sojas e afins.

A Secretaria de Agricultura se preocupa com os agricultores e oportuniza o Dia de Campo que tem diversos benefícios, pois diminui os custos de produção, retém mais água no solo, reduz erosão e perda de nutrientes, enriquece o solo com matéria orgânica na superfície, menor compactação do solo, economia de combustíveis e menor número de operações, incluindo a aração e a gradagem, além de causar menos impacto ao meio ambiente

-PARCERIA COM AGRICULTORES
Nesta grande parceria,foi realizado aberturas de valas para drenagem, alargamento de estradas, melhora nos acessos das propriedades rurais e conclusão de chiqueirões.

A Secretaria é parceria dos agricultores, cada um colaborando com uma parte. Nesta parceria foram atendidos vários produtores, onde a prefeitura oferece até 5 horas trabalhadas e o restante é por conta dos agricultores. Sendo assim, os dois lados colaboram para os trabalhos realizados.

-FAZENDA AURORA
Em Fazenda Aurora, no complexo Larassa, foi realizado importantes melhorias no seu acesso e, também no complexo da UPL, com trabalhos executados em seu acesso e melhorias no muro de contenção. Nesta parte, firmou-se parceria com a Languirú, que cedeu caminhões e a secretaria com patrola e retroescavadeira.

O que é?
Larassa é um produtor de ovos instalado em Bom Retiro do Sul, sua empresa aloja 90 mil aves, possui dois complexos industrias e instalou um centro de captação de energia solar para transformar em energia elétrica. Ao todo são mais de 20 funcionários.

-RECUPERAÇÃO RS-129 E RS-128
Firmada nova parceria com o Daer para recuperação da RS-129 que estava em péssimas condições. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, colaborou nos trabalhos com suas máquinas e o Daer com material de britagem. Sendo que o Daer cedeu 37 cargas de brita e o município mais 10 cargas de saibros. As melhorias foram realizadas no trecho de Bom Retiro até o Mariante com recuperação total do trecho.

-RS-128
Realizado recuperação da RS-128 e construção de uma parada de ônibus que não existia no local e gerava dificuldades para os moradores. Foi feito a terra planagem entre o Frigorífico Estrela e a entrada de Linha São Luiz.

-BAIRRO SÃO JOÃO
No Bairro São João uma das principais preocupações de agricultores foi realizada nos últimos dias. O alargamento de pista e melhorias em bueiros para facilitar tráfego de caminhões que prestam serviços para os agricultores está concluído.

-CERRO DOS GOMES
-Estrada Cerro dos Gomes, limpeza sargetas, patrolamento e material para melhorias nas estradas.

-ESTRADAS
Nos últimos dias foi realizada a recuperação da estrada de Pinhal que possuía alguns pontos irregulares e gerou muitos pedidos para melhorias. Foi mais um trabalho pedido pela localidade e executado pela secretaria.

-REDES DE ÁGUA
Já na localidade de Pedreira foram abertas três redes de água para melhor qualidade dos moradores.

-REDE DE ÁGUA CONCLUÍDA
No Faxinal do Silva Jorge foi concluída a reforma da rede de água no Giseda e realizada a troca de encanamentos.

-RUAS DO MUNICÍPIO
Algumas ruas da cidade, as mais prejudicadas, receberam melhorias gerais, principalmente nos bairros Laranjeiras e São João.

-ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A Iluminação pública vem sendo muito solicitada pela população, segundo o Secretário de Obras, Valmor Sehn, a pasta reconhece a deficiência na recomposição de lâmpadas nos últimos dias, mas avisa que o problema será resolvido a partir do mês de outubro.

Uma nova licitação de material elétrico foi realizada, a demora na apresentação das propostas na licitação por parte das empresas, gerou este atrasado nas trocas. Agora com o problema encaminhado, será realizado um mutirão para a troca de lâmpadas.